terça-feira, 4 de agosto de 2020

VAMOS CONVERSAR SOBRE CICATRIZ ?



⚜️Quando nos ferimos ou uma incisão cirúrgica é realizada, a região da pele onde houve a perda de continuidade, ou seja, de sua integridade, inicia um processo chamado de cicatrização.

⚜️Esse processo compreende 3 fases. E, durante essas fases, se algo não ocorrer da maneira esperada, são formandas cicatrizes ditas patológicas, que nada mais é: a deposição exagerada de colágeno sem a remodelação adequada; e, à elas damos o nome de cicatriz hipertrófica e queloide.

⚜️A CICATRIZ HIPERTRÓFICA, é uma cicatriz avermelhada, elevada, que não ultrapassa os limites originais da ferida. São secundárias a forças de tração, surgindo sobre as articulações, ou seja, em locais onde há muito movimento, como punho. Elas aparecem após 4 semanas e regridem em até 1 ano. Possui algumas opções terapêuticas, sendo a de primeira linha a FITA DE SILICONE, que provoca um aumento da temperatura e uma hiperidratação no local do corte. Essas duas ações fazem com que ocorra um aumento das proteínas que degradam o colágeno; e, haja a diminuição das citocina inflamatórias, respectivamente.

⚜️Já o QUELOIDE, é uma cicatriz que ultrapassa as bordas da ferida original, tomando o aspecto de tumoração, muitas vezes. Não regride com o tempo - se não for feita alguma intervenção, ela irá aumentar ou se manter, mas não irá diminuir -. Provoca muito prurido e dor. E, acomete mais comumente regiões do corpo com grande quantidade de glândulas sebáceas, como no lóbulo da orelha. Ela também possui algumas opções terapêuticas que ajuda a melhorar o aspecto da cicatriz, trazendo uma melhor qualidade de vida para o paciente. Neste caso, o tratamento de primeira linha é feito com corticoide, em infiltração intralesional. É um tratamento padrão ouro, pois, o corticoide age inibindo a síntese de colágeno, que por fim, não irá ser depositado na ferida, ou será depositado em menor quantidade, deixando o aspecto da cicatriz mais bonito.

⚜️É importante salientar que, para cada tipo de cicatriz há um tratamento específico. E, o tratamento de uma não ajuda para a outra.

⚜️Para um tratamento eficaz e correto, procure sempre um especialista Dermatologista ou Cirurgião Plástico, reconhecidos pelas suas sociedades - SBD e SBCP.

Nenhum comentário:

Postar um comentário